Com a constante busca por produtividade nos canteiros de obra, o bombeamento do concreto se tornou uma operação fundamental pelo fato de oferecer agilidade – já que o uso de bons materiais e técnicas corretas podem garantir um excelente tempo de execução e conclusão das obras.
Além de gerar economia no tempo, essa ação reduz custos com a mão de obra e equipamentos e ajuda no aumento da produtividade. Sendo assim, é fácil perceber a importância dessa atividade para os mais diversos projetos, além de trazer muitas vantagens em seu uso. No conteúdo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o concreto bombeado e alguns cuidados que os profissionais técnicos devem ter ao trabalhar com ele.
O que é o concreto bombeado?
O concreto bombeado é aquele que pode ser transportado com ajuda de mangueiras flexíveis ou tudo rígidos até o lugar onde será utilizado, sendo descarregado diretamente nos pontos em que deve ser aplicado, geralmente locais de difícil acesso. Para isso, é usada uma bomba de alta potência, dispensando o uso de guinchos e até mesmo carrinhos de mão.
Esse procedimento é muito utilizado quando a distância em uma obra é longa e também em casos de construções em alturas elevadas, como grandes edifícios. Portanto, o uso do concreto bombeado é recomendado para situações que precisam do lançamento de um grande volume de concreto em espaço de tempo pequeno.
Praticidade e facilidade durante o processo
Como já falamos anteriormente, o uso do concreto bombeado facilita muito os processos em que ele é utilizado, principalmente as obras. Veja as principais vantagens do seu uso:
- Otimiza o tempo da obra
- Redução dos custos
- Aumento da produtividade
- Uso de equipamentos práticos
Equipamentos para utilizar o concreto bombeado
- Betoneira – Trata-sede um equipamento que é acoplado junto a um caminhão. Sua principal função é misturar todos os componentes do concreto, como cimento, água e outros.
- Bomba de concreto – São dois pistões que fazem todo o processo de recebimento e expulsão do concreto na betoneira. Existem diversos tipos de bombas, veja algumas delas:
- Bomba lança
- Bomba estática
- Bomba de mangote
- Autobomba
- Tubulações – São peças conectadas à bomba, sua principal função é fazer o transporte dos materiais até o local que deve ser levado.
- Mastro de distribuição – Servem para aumentar a velocidade e a produtividade de todo o processo, ou seja, é uma das ferramentas que mais otimiza o tempo.
Cuidados necessários
É importante ressaltar que se deve tomar alguns cuidados durante a realização de todo o processo. Acompanhe as principais dicas:
- Verifique como está o funcionamento da bomba
- Confira quais materiais serão necessários
- Garanta que o bombeamento seja feito de forma constante para não ter problemas de deslocamento no tubo. O objetivo é reduzir ao máximo o atrito e evitar a formação de grumos (ou caroços)
- Tenha uma boa comunicação com a sua equipe e distribua as tarefas
- Não se esqueça de limpar a tubulação quando finalizar a obra
- Não içar os mangotes com cabos de aço, no transporte
Produtos SP Flex para ajudar a sua obra
A SP Flex é referência em manutenção e venda de mangueiras. Contamos com um time de especialistas altamente qualificados para te ajudar na escolha do modelo correto e no acompanhamento de todo o projeto. Quer conhecer nossos produtos da linha concreto? Acesse nosso catálogo técnico https://spflexmangueiras.com.br/catalogos-tecnicos/ .