Assim como os demais produtos, as mangueiras hidráulicas e industriais também tem uma vida útil. Por isso, é de extrema importância que o usuário esteja atento para os sinais de possíveis falhas e problemas – que podem surgir devido a critérios inadequados de seleção para os componentes, instalação e manutenção.
Dessa forma, é fundamental que as mangueiras montadas sejam previamente selecionadas de acordo com as orientações detalhadas fornecidas pelo fabricante. Além disso, devem ser regularmente inspecionadas para evitar acidentes graves ou o comprometimento de algum equipamento.
Por esse motivo, as mangueiras montadas que apresentam sinais de desgaste ou danos devem ser trocadas o mais breve possível. Caso as mangueiras apresentem esses sinais de deterioração, é preciso substituí-las imediatamente:
• Vazamentos nas mangueiras ou no terminal
• Cobertura danificada ou cortada
• Reforço da mangueira exposto
• Mangueira dobrada, esmagada, achatada ou torcida
• Mangueira dura, rígida, rachada pelo calor ou carbonizada
• Cobertura com bolhas, mole, degradada ou solta
• Terminais rachados, danificados ou corroídos
É importante lembrar de que todos os produtos devem estar instalados em locais apropriados e precisam de monitoramento constante!
⚠ Prensagem excessiva
Ao perceber um vazamento entre a conexão e a capa, devido a uma ruptura da malha ou do espiral da mangueira, pode ser um sinal de excessividade de prensagem em relação ao diâmetro indicado. Nessa situação, o melhor é substituir todo o conjunto e utilizar uma conexão correta. Para todos os processos, é indispensável a consultoria com um profissional.
⚠ Ruptura na base da conexão
Em casos onde os arames ficam expostos, deve-se verificar se a mangueira está rompida. Movimentos excessivos ou má posição podem danificar a malha e causar bolhas, cortes e machucados. Para esse tipo de problema, é necessário substituir a mangueira e também seus terminais.
⚠Cortes internos
Na presença de vazamentos ou de infiltrações, como pequenas bolhas no lado interno ou cobertura, quer dizer que pode haver cortes no lado de dentro da mangueira. Isso pode acontecer por conta de más escolhas de capas, terminais, pressão não adequada, comprimento incorreto ou montagem inapropriada. Ao perceber esses sintomas, o melhor é verificar internamente e na presença de cortes efetuar a substituição.
⚠ Compatibilidade de fluido
Contaminações e vazamentos também podem vir da compatibilidade do fluído que passa pela mangueira. É possível que haja corrosão por conta do tipo de material conduzido pelo produto, por isso é de extrema importância que antes da compra, seja verificado o melhor tipo de mangueira para o fluído a ser transportado.
⚠ Ar seco
Fissuras e rachaduras internas na mangueira podem surgir devido ao ar muito seco. É difícil detectar esse tipo de falha, pois a flexibilidade do produto continuará a mesma. Para evitar o problema, o melhor é seguir a classificação indicada na mangueira e adequar o ambiente em que será instalada.
⚠ Raio de curvatura mínimo
Conjuntos de mangueiras, terminais e capas podem falhar mais rápido caso o raio de curvatura mínimo não seja atingido. O problema pode ser percebido por meio do fluxo dos produtos transportados. Ou seja, se o fluxo demorar demais a ser conduzido, verifique se o raio de curvatura está dentro das indicações.
Procure por um fornecedor confiável que realize testes de desempenho e resistência das mangueiras, seguindo as normas de fabricação e segurança.